Romaria

Histórico

Romaria foi fundada por um garimpeiro de nome Sebastião, que encontrou nesta região com diamantes de ótima qualidade. Serpenteada pelo Rio Bagagem, era já conhecida pelos grandes centros europeus, pela fertilidade de suas minas diamantíferas. Foi centro de convergências de capitais estrangeiros, escolhidos de preferência a outra qualquer cidade do estado de Minas Gerais, para receber exploração de suas minas diamantíferas.

Romaria está localizada na parte oeste de Minas Gerais. É uma região plana, com grandes áreas plantadas de café e de soja. A sede Municipal tem como coordenadas geográficas 1.026m, acima do nível do mar, temperatura média 21,9º graus. O solo e subsolo são ricos em diamantes. A 433 km de Belo Horizonte; as cidades que fazem divisa com Romaria são: Monte Carmelo IraÍ de Minas, Estrela do Sul e Nova Ponte.

Hoje Romaria é uma cidade voltada para a fé, possui várias festas religiosas como a de Nossa Senhora da Abadia, e encontro das Folias de Reis onde muitas pessoas se reúnem para as festividades. Tem também o encontro dos Congados onde centenas de grupos se reúnem na Praça do Santuário de N. S. da Abadia. No último sábado de junho, temos a Cavalhada de São Benedito, evento do qual participam centenas de cavaleiros e também a grandiosa Festa de N. S. da Abadia em agosto, quando se reúnem muitas pessoas para venerar a santa Padroeira da cidade. Inúmeras romarias vêm de várias cidades visitarem Nossa Senhora, os romeiros ou turistas que vem por devoção ou por curiosidade, sempre volta para agradecer as graças alcançadas nessa cidade abençoada.

As principais festas do município são: A tradicional festa de Nossa Senhora de Abadia, Folias de Reis, Encontro de Congados, Cavalhada de São Benedito, são as tradicionais comemorações do município.