Nova Ponte

Histórico

A cidade de Nova Ponte foi formada por dois núcleos, um de cada lado do rio Araguari; sua a povoação teve início na margem direita do rio que teve o nome de São Sebastião. Depois, foi doado um terreno para a construção da Capela na margem esquerda do rio, sob orago de São Miguel e surgiu aí um outro povoado.

O povoado da margem direita, mais antigo, recebeu o nome de São Sebastião e pertencia ao município de Monte Carmelo e o da margem esquerda, São Miguel de Ponte Nova, pertencia ao município de Sacramento. Em 1858, foi inaugurada uma ponte de madeira sobre o rio Araguari, ligando os dois povoados. Mais tarde em 1904, a ponte ruiu e, em 1908 construiu-se outra de estrutura metálica, que serve ao município até os dias de hoje, originando-se daí o topônimo do município.

A atividade econômica do município é constituída por indústrias, estabelecimentos comerciais e agropecuária. Possui uma usina hidrelétrica com capacidade de geração de 510MW e recebeu o prêmio mineiro de Gestão Ambiental.

Nova Ponte é conhecida por seu carnaval, considerado o melhor da região. O ponto principal do Carnaval na cidade é a “prainha”, o Balneário Social de Nova Ponte, e também as praças. A cidade, atualmente, conta com uma equipe de segurança para atender todo turista que ali passar. No Balneário também acontece o Encontro Náutico, Campeonato de Motocross, Torneio de Pesca Esportiva e Nova Ponte é Show, com apresentação de artistas de renome nacional e internacional. O município também faz eventos como Cavalhada e Folia de Reis.