Monte Carmelo

Histórico

Os primeiro movimentos que deram origem ao povoado tiveram inicio em 1840. Diversos moradores de São João Del Rei e Tamanduá (Itapecerica) e de outras cidades do país, atraídos pela descoberta de garimpos diamantíferos em Bagagem (Estrela do Sul) e depois em Nossa Senhora D´Abadia de Água Suja (Romaria), migraram para Monte Carmelo.

Por causa do ambiente dos garimpos pouco recomendados às famílias e ainda devido ao clima sustentável e excelente água desta região, estes pioneiros deixavam suas famílias no povoado e se dirigiam para os garimpos à procura de diamantes, assim foi se formando a futura cidade Monte Carmelo.

O nome veio quando uma comitiva de freiras carmelitas que chegaram à região e o povo queria mudar o nome da cidade que já não pertencia à Bagagem, e com isso estas carmelitas identificaram um morro conhecido hoje como Igrejinha, que parecia com um morro bíblico de Israel chamado de Monte Carmel (Carmel em árabe significa uvas de Deus). Com isso veio o nome Monte Carmelo. Hoje a cidade conta com seu parque cerâmico, que produz cerca de 12.000.000 (doze milhões) de telhas/mês, e abriga 5 grandes indústrias do ramo, sendo o maior parque cerâmico certificado do país pelo INMETRO, conforme informações da Associação dos Ceramistas de Monte Carmelo.

Monte Carmelo hoje é um pólo universitário, com a consolidação de duas grandes instituições de ensino superior, sendo elas, o Centro Universitário Mário Palmério – UniFucamp e um Campus Avançado da Universidade Federal de Uberlândia o Campus Araras – UFU.

As principais festas do município são: Carnaval, Campeonato de Futebol, Corrida de Carrinhos de Rolemã, Rock Solidário, Campeonato Terrão, Corrida de Rua, Encontro de Carros Rebaixados, Caminhos da Fé, Encontro de Carros antigos dentre outros eventos que fazem parte do município.