Apresentação

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável do Coração do Cerrado é um documento participativo, que começou a ser desenvolvido em 2017, por lideranças representativas do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor das seguintes cidades: Abadia dos Dourados; Cascalho Rico; Coromandel; Douradoquara; Estrela do Sul; Grupiara; Indianópolis; Iraí de Minas Monte Carmelo; Nova Ponte e Romaria, que, a partir de amplo processo de reflexão e de discussão sobre a realidade local, produziram este documento.

O seu principal objetivo é oferecer orientação às lideranças regionais para a condução de políticas, públicas e privadas, priorizando 4 (quatro) Eixos Estratégicos: Turismo, Ambiente de Negócios e Inovação, Agronegócio e Políticas de Fomento, a serem trabalhados visando o desenvolvimento da região “Coração do Cerrado”

Os eixos promovem uma trajetória regional transformadora que perpassa as vertentes do Turismo, do Ambiente de Negócios e Inovação, das Políticas de Fomento e do Agronegócio, que juntos poderão propiciar um novo panorama regional promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos da região.

O primeiro passo foi pensar e priorizar uma rota efetiva de mudanças. Este é o momento de sair da zona de conforto e trabalhar para um futuro desejado e possível de ser construído.

Assim se espera que a divulgação destas propostas se torne referencial para o desenvolvimento proposto para a região e que sirva como ponto de partida para o futuro que se deseja para os próximos anos.

A MARCA “CORAÇÃO DO CERRADO”

O Cerrado Mineiro iniciou seu desenvolvimento produtivo a partir da década de 1970. Esta é uma região que apresenta topografia plana, favorável à mecanização; mananciais de água suficientes para atividades agropastoris; posição geográfica de fácil comunicação com os grandes centros comerciais; rede viária suficiente para transporte de produtos para os grandes centros consumidores; e com um clima favorável. A baixa fertilidade do solo, cuja maioria é ácida com baixo ph, pode ser corrigida sobretudo em função da proximidade das jazidas de calcário. Atualmente a região Coração do Cerrado se destaca como umas das principais áreas do agronegócio nacional, tendo destaque para produção de soja, milho, café, leite pecuária de corte entre outros.

O café produzido na mencionada região, ganhou notoriedade no senado nacional e internacional, tanto pela alta qualidade de seus grãos, quanto pela ousadia com que os produtores buscam a diferenciação, inovação e alternativas para atividade. Aproveitando a representatividade do cerrado e buscando caracterizar a região que compõe os 11 ( onze) municípios que participam do Programa Líder SEBRAE, foi criado a marca, com objetivo de evidenciar, promover e agregar valor aos produtos da região.

Tendo em vista a grandeza produtiva e da representatividade desse importante bioma brasileiro foi criada a marca CORAÇÃO DO CERRADO; uma referência à capacidade pulsante de desenvolvimento desta região do Cerrado Mineiro.

Esta marca foi registrada em 21/11/2018, com o número de processo 916287564 com a classe NCL 35.