Histórico Programa Líder – Coração do Cerrado

Percebe-se, atualmente, um vazio de lideranças em todo o mundo. Consequentemente, no Brasil, não ocorre diferente. Personalidades que no passado serviam de referência para uma geração, consideradas “acima de qualquer suspeita”, já não mais surgem. A crise ética quer na instância privada, quer na pública, é evidenciada por escândalos, que denunciam personalidades e organizações, até então, de alta credibilidade. O desmantelamento de mitos e a obsolescência de crenças e valores ejetam a sociedade ao vazio, à descrença e à insegurança. A sociedade humana e o seu desenvolvimento evocam lideranças e comunidades à construção de um mundo melhor. A pessoa, que se faz cidadã, inventa e constrói os seus valores.

O Programa LIDER – LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL foi concebido pelo SEBRAE para atender à constatação de que as lideranças públicas e privadas brasileiras estão de certa forma, despreparadas para liderar o processo de desenvolvimento organizacional, local ou regional. Em boa parte dos municípios, os setores Público, Privado e o Terceiro Setor atuam desarticulados, algumas vezes com objetivos conflitantes. Em sua maioria, não há definições sobre rumos estratégicos de desenvolvimento e gestão.

Além disso, a alternância de poder e a inexistência de objetivos estratégicos estabelecidos com a participação de toda a comunidade, levam com frequência, à interrupção de políticas positivas e a processos “ciclo tímicos” de desenvolvimento.

Dessa forma, O Programa LIDER – LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, tem como objetivo principal, promover a mobilização e a qualificação de lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando o Setor Público, o Setor Privado e o Terceiro Setor, com ênfase no estabelecimento de um ambiente favorável a atuação dos pequenos negócios.

A história da Região CORAÇÃO DO CERRADO, começa a ser escrita em 2017, a partir de um estudo/mapeamento desenvolvido pela equipe do SEBRAE Minas Gerais Regional Triângulo e Alto Paranaíba, baseado na metodologia DEL – Desenvolvimento Econômico Local, que leva em consideração as seguintes dimensões: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

O estudo tinha como prerrogativa básica um olhar mais sensível ao território, especificamente, buscando uma região e cidades com menor índice de desenvolvimento. Partindo deste princípio e de posse dos dados e informações, foi dimensionada a região/território abrangendo 11 municípios, tendo a cidade de Monte Carmelo como o centro polarizador desta região. Posteriormente, realizou-se o mapeamento das lideranças, que de certa forma, exerciam alguma influência em suas comunidades, sendo elas públicas, privadas ou do terceiro setor.

O lançamento oficial do foi realizado no dia 10/08/2017 em um grande evento com mais de 150 lideranças advindas das cidades de Monte Carmelo, Douradoquara, Abadia dos Dourados, Coromandel, Estrela do Sul, Grupiara, Cascalho Rico, Indianópolis, Romaria, Iraí de Minas e Nova Ponte. Posterior a este evento, foi formado o grupo composto por aproximadamente 40 lideranças que participaram de toda a capacitação que teve duração de pouco mais de um ano, realizado com encontros periódicos em oito módulos e uma carga horária de aproximadamente 350 horas de trabalho.

Deste trabalho, resultou a denominação do nome Região do Coração do Cerrado e a criação do Plano Estratégico da Região, um documento que tem sido parâmetro para as tomadas de decisão que envolvem a região assim como o fomento ao fortalecimento e integração cada vez maior das lideranças locais.