Turismo Religioso

O primeiro ícone é focado no turismo religioso, na busca peregrina a adoração e a gratidão pelos milagres alcançados em nome de Nossa Senhora da Abadia. Uma das localidades mais famosas pelas romarias no Estado de Minas Gerais é o Santuário localizado na cidade de Romaria. Atrai todos os anos no dia 15 de agosto, assim como nos dias que antecedem a grande festa, um grande número de devotos onde fazem a famosa procissão pelo aspecto pictórico das promessas.

Romaria começou como povoado no tempo da guerra do Paraguai, quando alguns garimpeiros vindos de Estrela do Sul descobriram aí ricas jazidas de diamante. Em 1867, foi descoberto o primeiro, e daí por diante, o córrego Água Suja, que desemboca no rio Bagagem, tornou-se célebre, emprestando seu nome à povoação que logo foi surgindo com os diamantes. Seus primeiros habitantes, sempre devotos de Nossa Senhora como seus antepassados, com grandes dificuldades, iam todos os anos à longínqua Ermida de Muquém (centro de Goiás), a fim de cumprir suas promessas e honrar a mãe de Deus, participando da concorrida romaria anual. Vista a dificuldade em percorrer tal romaria, foi dado início, no ano de 1870, à construção uma Capela provisória e ao transporte de material para o futuro Santuário. Em 1926, quando o número dos romeiros já ultrapassava a casa dos 50.000 na festa de agosto, o Santo Vigário de Água Suja, hoje Romaria, Padre Eustáquio Van Lieshout, iniciou a construção do atual Santuário. Assim foi, a antiga Água Suja tornou-se desde então o novo centro de devoção Mariana, daí espalhando-se por todo o Triângulo Mineiro. A imagem de Nossa Senhora da Abadia representa o mistério da Assunção de Nossa Senhora.

O evento de cunho religioso vai completar 150 anos de realização em 2020. A festa é uma tradição da região mineira e atrai em torno de 500 mil fiéis ao ano.

Separadas por 48 quilômetros, a cidade de Abadia dos Dourados carrega outros milhares de devotos e romeiros à cidade, impulsionando fortemente a Economia por meio do turismo.

A administração da fé católica nesses municípios vem caminhando a passos largos; o santuário de Romaria, por exemplo criou recentemente o ISA – Instituto Senhora da Abadia, um projeto que tem como missão manter vivas as tradições de Romaria, com o intuito de cultivar essa grande riqueza da nossa região; por meio de incentivos e melhorias em prol da fé e para os romeiros. Foi construído também o Recanto do Romeiro, com a intenção de acolher os romeiros exaustos de sua caminhada até o santuário e também peregrinos vindos de diversas partes do País. Exemplo de empreendedorismo também foi a criação da cooperativa produtora de doces caseiros, produzidos pela comunidade daquela paróquia, com a intenção de ganhar fundos para o desenvolvimento do Instituto ISA. Já na cidade de Abadia dos Dourados, com a religiosidade cada vez mais crescente, foi recentemente oficializada a elevação em Santuário de Nossa Senhora da Abadia, como reconhecimento da grandeza desta festa.

O turismo religioso se apresenta como um dos segmentos que mais crescem atualmente no Brasil. Segundo a Revista especializada O Economista – 11 de abril de 2015, O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo. A fundação alemã de pesquisas Bertelsmann divulgou, em 2007, a lista dos países cuja população mais se considera religiosa e o Brasil, com 96%, ficou em segundo lugar, ficando atrás apenas da Guatemala. Há outras listas e pesquisas que divergem sobre a colocação brasileira neste ranking, mas o País sempre figura entre os dez.

Segundo o Ministério do Turismo, as viagens motivadas pela fé mobilizaram 17,7 milhões de pessoas só em 2014. A religião é o motivo de 3,6% de todas as viagens feitas no Brasil, de acordo com a pasta, que identificou mais de 340 cidades que são destino obrigatório no calendário anual dos eventos que envolvem a fé.

As estimativas oficiais do ministério são de que o segmento movimente cerca de R$15 bilhões por ano no País. Números extremamente consideráveis visto o grande potencial das cidades de Romaria e Abadia dos Dourados, especificamente neste seguimento.